HISTÓRIA DA HIDRÁULICA




Os primeiros estudos para trazer as águas do Rio Carioca para a cidade remontam a 1602, por determinação do então governador da Capitania do Rio de JaneiroMartim Correia de Sá (1602-1608). Em 1624, um contrato para a construção do primitivo conduto foi firmado com Domingos da Rocha, que não chegou a iniciar os trabalhos. Em 1660, apenas 600 braças de canos estavam assentadas, tendo as obras recebido impulso em 1706, sob o governo de dom Fernando Martins Mascarenhas Lancastro (1705-1709).

Em 1718, sob o governo de Antônio de Brito Freire de Menezes (1717-1719), iniciaram-se as obras de instalação dos canos de água através da antiga Rua dos Barbonos (atual Rua Evaristo Costa). Sob o governo de Aires de Saldanha e Albuquerque Coutto Matos e Noronha (1719-1725), em 1734, o encanamento alcançava o Campo da Ajuda (atual Cinelândia), ainda nos arrabaldes da cidade à época. Foi este governador quem, alterando o projeto original, defendeu a vantagem de se prolongar a obra até ao Campo de Santo Antônio (atual Largo da Carioca), optando pelos chamados Arcos Velhos – um aqueduto ligando o morro do Desterro (atual morro de Santa Teresa) ao morro de Santo Antônio, inspirado no Aqueduto das Águas Livres, que então começava a se erguer em Lisboa. A obra estava concluída em 1723, levando as águas à Fonte da Carioca, chafariz erguido também nesse ano, que as distribuía à população no referido Campo de Santo Antônio.

FONTE:Wikipedia



Luminária de PVC: Como Fazer +31 Modelos para se Inspirar

Poder fazer a sua própria luminária e decorar a sua casa seria bem legal, né! Para quem gosta de projetos DIY e de decoração barata  uma boa dica é fazer a sua própria luminária de PVC. Esse tipo de luminária garante um ambiente com decoração industrial e contemporâneo, bem procurado por pessoas que gostam de investir em decoração mais moderna.

Pensando em um modo para você decorar a sua casa ou escritório de forma criativa e sem precisar investir muito dinheiro resolvemos fazer esse post onde você vai poder se inspirar com vários projetos de luminária de cano PVC e também vamos dar uma forcinha te mostrando algumas ideias de como fazer luminária de PVC

FONTE: viva decora