HISTÓRIA DA HIDRÁULICA




Os primeiros estudos para trazer as águas do Rio Carioca para a cidade remontam a 1602, por determinação do então governador da Capitania do Rio de JaneiroMartim Correia de Sá (1602-1608). Em 1624, um contrato para a construção do primitivo conduto foi firmado com Domingos da Rocha, que não chegou a iniciar os trabalhos. Em 1660, apenas 600 braças de canos estavam assentadas, tendo as obras recebido impulso em 1706, sob o governo de dom Fernando Martins Mascarenhas Lancastro (1705-1709).

Em 1718, sob o governo de Antônio de Brito Freire de Menezes (1717-1719), iniciaram-se as obras de instalação dos canos de água através da antiga Rua dos Barbonos (atual Rua Evaristo Costa). Sob o governo de Aires de Saldanha e Albuquerque Coutto Matos e Noronha (1719-1725), em 1734, o encanamento alcançava o Campo da Ajuda (atual Cinelândia), ainda nos arrabaldes da cidade à época. Foi este governador quem, alterando o projeto original, defendeu a vantagem de se prolongar a obra até ao Campo de Santo Antônio (atual Largo da Carioca), optando pelos chamados Arcos Velhos – um aqueduto ligando o morro do Desterro (atual morro de Santa Teresa) ao morro de Santo Antônio, inspirado no Aqueduto das Águas Livres, que então começava a se erguer em Lisboa. A obra estava concluída em 1723, levando as águas à Fonte da Carioca, chafariz erguido também nesse ano, que as distribuía à população no referido Campo de Santo Antônio.

FONTE:Wikipedia



Luminária de PVC: Como Fazer +31 Modelos para se Inspirar

Poder fazer a sua própria luminária e decorar a sua casa seria bem legal, né! Para quem gosta de projetos DIY e de decoração barata  uma boa dica é fazer a sua própria luminária de PVC. Esse tipo de luminária garante um ambiente com decoração industrial e contemporâneo, bem procurado por pessoas que gostam de investir em decoração mais moderna.

Pensando em um modo para você decorar a sua casa ou escritório de forma criativa e sem precisar investir muito dinheiro resolvemos fazer esse post onde você vai poder se inspirar com vários projetos de luminária de cano PVC e também vamos dar uma forcinha te mostrando algumas ideias de como fazer luminária de PVC

FONTE: viva decora

  1. Encanador: Refere-se ao profissional especializado em instalação, manutenção e reparo de sistemas de encanamento e tubulação.

  2. Encanamento: Trata-se do conjunto de tubos, conexões e dispositivos utilizados para conduzir água, esgoto ou outros fluidos em um edifício ou residência.

  3. Vazamento: Indica a ocorrência de escape de água ou qualquer outro líquido de um sistema de encanamento, podendo causar danos e requerer reparo.

  4. Desentupimento: Refere-se ao processo de remover obstruções ou bloqueios em tubulações, geralmente causados por acúmulo de resíduos ou detritos.

  5. Instalação: Diz respeito à colocação de tubos, válvulas, torneiras e outros componentes do sistema de encanamento em uma estrutura.

  6. Reparo: Envolve consertar ou substituir componentes danificados ou com mau funcionamento em um sistema de encanamento.

  7. Sistema de esgoto: Refere-se à rede de tubulações e dispositivos utilizados para transportar e tratar os resíduos líquidos e sólidos de uma residência ou edifício.

  8. Tubulação: É o conjunto de tubos utilizados para transportar água, gás ou outros fluidos em um sistema de encanamento.

  9. Torneira: É um dispositivo utilizado para controlar o fluxo de água em uma tubulação, permitindo abrir ou fechar a passagem de líquido.

  10. Limpeza de fossa: Diz respeito ao processo de esvaziamento e limpeza de uma fossa séptica, que é um sistema de tratamento de esgoto comum em áreas rurais ou não atendidas pela rede de esgoto pública.

Essas palavras-chave são comumente associadas ao trabalho e aos serviços prestados por um encanador.